Spotify e o marketing

Além de ser um dos grandes players do mercado de podcasts, o Spotify é uma das plataformas de áudio que tem se destacado pela expertise em marketing.

De maneira inovadora e envolvente, a marca consegue se conectar com o público, utilizar seus dados para aprendizado e ainda envolver os usuários nesse relacionamento.

Mas, porque essa empresa se destaca pelo marketing? Vamos entender um pouco mais sobre as estratégias que a empresa utiliza. 

Uso de dados

O Spotify é uma das marcas que surpreende ao utilizar e mostrar os dados de seus próprios usuários a eles.

Quem nunca viu uma retrospectiva ser compartilhada no final do ano, não é mesmo?

Essa é uma das maneiras que a plataforma utiliza para mostrar como os dados de preferência estão sendo armazenados e analisados.

Além disso, trata os ouvintes como únicos, ao expressar suas preferências de maneira verídica e compartilhável.

Mensagem personalizada

Diariamente e semanalmente as playlists de descoberta e ‘feitos para você’ são atualizados de acordo com o gosto do usuário, além de vários outros tipos de playlists. 

Essa é uma das formas de entregar uma mensagem completamente personalizada, levando o ouvinte a permanecer mais tempo no aplicativo, uma vez que a IA oferece sempre recomendações bem próximas ao que eles gostam de ouvir. 

Dessa forma, existe uma conexão sendo criada entre a plataforma e o ouvinte de maneira íntima e por meio da música.

Diversidade e exclusividade no conteúdo

Apesar de ser uma plataforma, estritamente de áudio, o Spotify não se limita à produção de conteúdo somente nesse formato.

Presente em redes como Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook, o Spotify produz conteúdo de qualidade nos mais diversos formatos e envolvendo diferentes personalidades.

Ademais, mantém seu tom de voz personalizado e alinhado aos valores da marca em todos os seus pontos de contato com seus clientes.

Sendo assim, o conteúdo é distribuído de maneira uniforme e coerente.

Sabe com quem está falando 

Para finalizar, o Spotify é uma empresa que tem a persona muito bem definida e isso é facilmente percebido em todas as suas comunicações.

Como vimos acima, a plataforma se mantém uniforme e coerente, mas também consegue se comunicar de maneira eficiente por utilizar memes e uma estética que tem forte apelo à geração Y.

Com esses aspectos a comunicação é cada vez mais efetiva e se espalha organicamente.

Agora que você compreendeu esses aspectos sobre o marketing utilizado pelo Spotify para se desenvolver no mercado, quais desses tópicos ou insights podem ser utilizados na sua empresa?