Data-Base marketing

Data-Base Marketing ou DBM, você já ouviu falar nesse conceito?

O data-based marketing é uma estratégia de marketing que utiliza a integração e análise de dados para oferecer ao cliente a melhor experiência junto à marca.

Assim, os clientes recebem comunicações e experiências personalizadas, ao mesmo tempo em que a marca utiliza melhor seus investimentos em marketing, melhorando seu ROI. 

Além de obterem melhores resultados sobre o investimento, o lucro das empresas que utilizam essa estratégia também tende a ser maior. 

Logo, por ser uma estratégia bastante interessante para todos os ramos, vamos tentar entendê-la um pouco melhor?

O que é necessário para utilizar o Data-Base Marketing?

Antes de iniciar a utilizar os dados para agradar seus clientes em suas comunicações, é necessário entender quais informações sua empresa precisa para oferecer uma melhor experiência de compra e interação para ele.

Portanto, ter em mente exatamente qual é o seu público ideal e como ele se comporta e somar isso às informações que a sua empresa precisa sobre eles contribui para que a coleta de dados seja mais efetiva.

Dessa forma, uma das principais ferramentas utilizadas para coletar dados e gerí-los é o CRM ou Customer Relationship Manager.

Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar todo o caminho que o lead faz e os pontos de contato com a sua empresa, assim, é possível angariar dados e trabalhá-los para oferecer uma experiência ainda melhor em toda jornada do cliente.

Como aplicar o Data-Base Marketing na minha empresa?

Para aplicar o Data-Base Marketing na sua empresa, é necessário, portanto, ter uma equipe disponível para lidar com as ferramentas, como:

  • CRM;
  • Planilhas;
  • Dashboards.

E que tenham experiência em análise de dados, para que os insights sejam vistos de maneira mais clara. 

Além disso, o conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados é fundamental, para que sua empresa se mantenha dentro dos limites dela, e o seu consumidor, acima de tudo, se sinta seguro em compartilhar com você dados pessoais e sensíveis.

Outro fator importante, é que haja uma comunicação integrada e compartilhada entre os analistas de dados, vendas e marketing, assim os dados poderão contribuir com diferentes setores, mesmo que analisados e tratados apenas uma vez. 

Em quais momentos poderei utilizar o DBM?

Com os dados coletados, essa será uma escolha fácil de se fazer, afinal, será guiada por métricas.

No entanto, podemos dizer que existe um padrão de mercado de utilização.

  • Atração de clientes: o DBM pode ser amplamente utilizado para atrair público mais qualificado, oferecendo conteúdos que tenham fit com o que necessitam no momento;
  • Redes sociais:por meio de análises de audiência é possível entender quais são os melhores horários e os melhores conteúdos, de acordo como “feedback numérico” dos seus seguidores com esses conteúdos;
  • Venda: com um CRM operando, é possível perceber quando o lead está mais próximo ou não do momento de venda, facilitando o entendimento de quando é ou não o momento de fazer contato direto ou indireto com ele;
  • Datas sazonais: as segmentações podem ser amplamente utilizadas pensando em datas comemorativas, melhorando o alcance das campanhas e o público atingido.

Logo, podemos dizer que o DBM faz parte do presente e futuro do marketing, para trazer soluções que impactam o cliente e a empresa de maneira cada vez mais positiva, desde que dentro dos limites da LGPD.

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