A importância das cores em sua empresa
Já imaginou que as cores da sua logo, da sua decoração e, até mesmo, do uniforme da sua equipe podem transmitir uma mensagem para o seu público?
A verdade é que a teoria da psicologia das cores afirma isso com bastante veemência, e nos mostra por que determinadas marcas e segmentos específicos utilizam cores específicas e muito parecidas.
Por exemplo, você já viu que o Burger King, Giraffas e Mc Donald ‘s todos contam com amarelo em sua logo?
Ou, até mesmo, que bebidas como a Pepsi, Coca-Cola e algumas cervejas usam muito a cor vermelha?
Tudo isso faz parte da utilização da cor com um objetivo e partindo do inconsciente coletivo de significado que ela tem.
Mas, além disso, como as cores são importantes para sua empresa?
Mostrar credibilidade e coerência
Como já dissemos acima, algumas cores são utilizadas em um mesmo ramo porque, de fato, transmitem uma informação que já está clara na mente do público.
Assim, se a sua empresa é do ramo de tecnologia e decide por criar todo seu manual de marca e identidade visual baseado em uma cor, como o amarelo, isso pode gerar uma inconsistência na mente do seu público-alvo que pode até desconfiar da sua marca.
No entanto, se você optar por utilizar o azul, uma cor diretamente ligada a esse ramo, basta desenvolver seus atributos de marca para trazer ainda mais coerência para ela.
Transmitir os sentimentos que você deseja
Quando pensamos em uma marca, não nos restringimos apenas a uma logo ou slogan.
Na verdade, nossa preocupação deve ser sempre um pouco além e buscar entender quais sentimentos desejamos causar em nosso público.
Portanto, além de utilizar uma cor que faça sentido com seu ramo, durante suas comunicações, as cores de apoio utilizadas devem refletir a sensação e sentimento que você deseja provocar.
E, isso é essencial para criar um vínculo duradouro.
Por isso, tenha sempre em mente a seguinte lista de cores e sensações:
Amarelo: gera sensação de clareza, calor, otimismo e positividade. Utilizada amplamente em restaurantes e lanchonetes.
Azul: carrega consigo a sensação de confiança, profissionalismo, segurança, seriedade e sinceridade. Comumente utilizado por empresas do ramo de tecnologia, farmacêuticas e consultorias.
Vermelho: diretamente atrelado a coragem, paixão, energia e jovialidade. Muito utilizada pelo setor de automóveis e bebidas.
Verde: está relacionada à natureza, ética, crescimento. Os setores relacionados à agricultura, produtos de alta qualidade e dinheiro usam bastante dessa cor.
Laranja: bem parecida com o amarelo, o laranja carrega a alegria, juventude, diversão e modernidade. As empresas que são voltadas a públicos jovens costumam utilizá-la bastante.
Branco: lembra a transparência, nobreza e pureza. Diversas empresas utilizam a cor, como a Sony, Converse e Adidas.
Preto: é uma cor coringa, mas que trás a sofisticação, poder e prestígio consigo. A Nike, Apple, Pandora e Samsung utilizam muito essa cor e trazem todos esses significados junto.
Rosa: carrega o significado da inocência, romantismo e feminilidade. Normalmente é utilizada por público da beleza e estética.
Roxo: é sinônimo de sabedoria, criatividade, espiritualidade e sabedoria. As marcas voltadas à fantasia e imaginação utilizam amplamente, como é o exemplo de algumas peças antigas da Disney e algumas marcas de jogos.
Com tudo isso esclarecido, agora você poderá acompanhar de perto o trabalho de construção de marca e de comunicação com a sua equipe para conseguir ser o mais assertivo possível.
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