Bluetooth: História

Uma tecnologia de comunicação entre dispositivos simples, mas capaz de realizar a transmissão de diversos tipos e formatos de dados, esse é o Bluetooth!

Muitos podem não conhecer a fundo a tecnologia ou, saber quando ela começou a ser implementada, e, até mesmo, que vários de nossos aparelhos da atualidade utilizam a tecnologia em grande parte do tempo.

Mas, além de fazer parte de nosso cotidiano, o Bluetooth tem uma história interessante e conjunta, que merece ser compartilhada.

Por isso, vamos conhecê-la?

Quando e quem criou o Bluetooth?

Em 1994, a empresa Ericsson, que futuramente seria a Sony Ericsson, decidiu que gostaria de investir em um meio de comunicação de curta distâncias entre dispositivos que fosse capaz de realizar a transmissão de dados entre eles. 

A ideia é que essa nova tecnologia fosse capaz de realizar tudo isso sem a utilização de fios e cabos o que, para a época, era impraticável ainda. 

Então, após validar a ideia de MClink, a Ericsson passou a chamar no mercado pela tecnologia que tantos estavam falando, o que fez com que em 1997, várias outras empresas tivessem interesse em contribuir com o desenvolvimento dela. 

Dessa forma, em 1998, 4 anos após a ideia começar a ser desenvolvida, criou-se um grupo chamado de “Bluetooth Special Interest Groups”, formado por gigantes da tecnologia como:

  • IBM;
  • Intel;
  • Toshiba; 
  • Ericsson;
  • Nokia.

Assim, todas essas empresas passaram e, até hoje, estão focadas em desenvolver a tecnologia Bluetooth em uma organização privada, mas sem fins lucrativos. 

Por fim, com o desenvolvimento da tecnologia, nos anos 2000 ela já era utilizada em aparelhos de celular, uma tecnologia inovadora para a época, na transmissão de fotos, música, vídeos e muito mais.

Como funciona

O bluetooth é uma tecnologia que funciona por meio da propagação de ondas de rádio, na frequência de megahertz. 

No entanto, por utilizar esse tipo de comprimento de onda, ele é limitado quanto a distâncias e, inclusive, é classificado em Classes 1,2 e 3, de acordo com a potência permitida e o alcance, sendo que 100 metros é o máximo conseguido.

Ao longo do tempo, com a evolução da tecnologia a taxa de transmissão foi aperfeiçoada e o envio de informações também, o que pode te fazer ver informações como Bluetooth versão 3.0, 4.0 ou 5.0 por aí. 

Porque do nome Bluetooth?

Esse nome é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Rei Haroldo Batland. 

A história conta que durante seu reinado no século X, ele foi capaz de unificar tribos dos países escandinavos, melhorando a comunicação entre elas.

Dessa forma, como esse era o objetivo da tecnologia, o nome se estabeleceu com a pronúncia de  como o rei é chamado em língua inglesa. 

No mesmo sentido, o símbolo do bluetooth é a unificação das letras H e B, em letras nórdicas. 

Os vários usos do bluetooth

Atualmente o bluetooth é altamente utilizado em todo mundo, em conexões de curtas distâncias até algumas de média distância.

No entanto, formas que você pode ter visto ele sendo utilizado são:

  • conexão entre computadores
  • conexão de computadores com periféricos, como fones, teclados e mouses;
  • conexão com impressoras
  • de controles com videogames
  • e muito mais.

Se quiser saber mais curiosidades como essa, acesse nosso site!