O que é análise de SEO?

Nos dias de hoje, com o crescimento de empreendedores que optam pelo marketing de conteúdo, fazer uma análise de SEO com qualidade é imprescindível para verificar as partes que podem ser melhoradas em sites e blogs.

Deixar a página sempre otimizada é um ponto muito importante para que ela continue sempre se mantendo em um bom posicionamento nos resultados dos motores de busca, e seja encontrada com facilidade pelos seus clientes.

Veja no decorrer deste texto, outras informações fundamentais em relação à análise de SEO, de modo a atingir o crescimento esperado.

A análise de SEO e sua importância

Assim, devido a vários fatores, dentre eles as constantes mudanças que ocorrem nos pontos para o rankeamento dos motores de busca, é fundamental que o profissional realize uma análise de SEO, a fim de identificar quais impactos está sofrendo.

É muito mais comum, atualmente, aplicar keywords e conteúdos relevantes, que realmente respondem às perguntas dos clientes, do que mecanismos que burlam os algoritmos dos motores de busca.

Quem utiliza dessa prática não consegue atingir bons resultados, e acaba por perder espaço em relação a outros sites que desenvolvem materiais capazes de fornecer informações ao público-alvo de maneira mais completa.

Portanto, investir em técnicas de otimização é o método mais recomendado para se obter maior destaque em seu site, aumentando seu tráfego e conversão de leads.

Fatores de rankeamento que devem ser analisados

Existem diversos pontos que se deve observar durante a análise de SEO, para saber se seu site ou blog está em conformidade com as regras estabelecidas pelos algoritmos dos motores de busca.

Veja alguns deles na lista a seguir:

  • Tamanho do conteúdo publicado;
  • Adição de texto âncora;
  • Palavra-chave principal trabalhada no título e no corpo do texto;
  • Inserção da palavra-chave na meta descrição;
  • Utilização de vídeos, imagens, listas, etc.

Estes são apenas alguns dos pontos que se deve observar durante uma análise de SEO para melhor otimização de um site ou blog.

Como fazer uma análise de SEO de qualidade

Bem, agora que você já conhece a importância de uma boa análise de SEO e também alguns dos fatores que devem ser observados durante esse processo, é o momento de descobrir como fazê-la de fato.

Veja na lista a seguir:

  • Comece a rastrear sua página para identificar links quebrados, palavras-chave mal trabalhadas, imagens com baixa qualidade, conteúdos publicados em duplicidade, etc. Esse rastreamento pode ser feito através de diversas ferramentas, dentre elas o Google Search Console;
  • Verifique se você possui páginas que utilizam diferentes protocolos, como o http e o https, sendo que apenas este último deve ser empregado, caso contrário, os motores de busca irão enxergar como duplicidade, dando pouca relevância ao conteúdo nelas inserido;
  • Verifique os links externos e internos, para determinar se existem opções quebradas que podem ser corrigidas, a fim de proporcionar um melhor rankeamento;
  • Faça um teste quanto à velocidade de carregamento de suas páginas para que você consiga deixá-las o mais leve possível;
  • Utilize o Google Analytics para determinar quais páginas de seu site recebem maior volume de visitas e tudo o mais que for relevante para a análise de SEO.

Considerações finais

Neste artigo você conferiu o que é uma análise de SEO, qual sua importância para o marketing de conteúdo, que fatores devem ser observados durante o processo e como fazer uma verificação para melhorar seu rankeamento.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre esse conteúdo, não deixe de enviar seu comentário!

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