O que é uma “software house”?
Nos dias de hoje, onde a tecnologia está em pleno avanço e desenvolvimento. Saber o que é uma “software house” pode ser importante para inúmeros empreendedores ou profissionais que atuam nos mais variados ramos de negócio.
E para lhe ajudar a compreender bem do que se trata a software house, é que este post foi criado. Nele você irá encontrar também diversas outras informações relacionadas a esse assunto.
Então, se quer saber o que é uma “software house”, continue a leitura deste artigo até o final!
Software house – entenda o que é
Software house é o nome concedido às empresas que atuam com desenvolvimento de sistemas, aplicativos para computadores ou dispositivos móveis, etc. Em geral, elas contam com uma equipe diversificada, capaz de implementar programas em diversas áreas.
Contudo, o principal intuito destas empresas é a criação de sistemas ou serviços personalizados, os quais visam atender às necessidades de um determinado público-alvo. E os aplicativos desenvolvidos podem ir desde sistemas simples, que cumprem tarefas cotidianas, como cadastro de clientes, etc., ou atividades mais complexas, como a logística de entrega dos produtos.
Além de planejar, desenvolver e vender os sistemas criados, a software house também tem como meta prestar todo o suporte técnico para que se consiga auxiliar quaisquer usuários durante a utilização dos programas personalizados.
E como já mencionado, uma “software house” normalmente é especializada em um determinado ramo, ou seja, consegue garantir um serviço específico para certa área de atuação, como a criação de softwares para restaurantes.
Isso possibilita que seja oferecido um serviço de qualidade, rapidez e com soluções diferenciadas.
Principais desafios enfrentados
A princípio, as softwares house, assim como diversas outras empresas que atuam em outros ramos de negócio, acabam por enfrentar diversos desafios em sua jornada. Na lista a seguir você confere os três principais deles:
- Conhecer bem seu público: como foi possível observar, as “softwares house” criam programas personalizados, a fim de atender às necessidades de um público específico. Por esse motivo, ter total conhecimento sobre os clientes que pretende atender é de fundamental importância para o crescimento da empresa;
- Ter um bom posicionamento: estudar o mercado, analisar o que os concorrentes estão fazendo e entender quais são as necessidades de seu público-alvo fará com que a software house consiga um melhor posicionamento, afinal, para se ter destaque, é preciso oferecer algum diferencial, e este pode estar no atendimento, integração de soluções, etc.;
- Investir em planos de marketing: as empresas devem compreender que o marketing não se trata de um custo, mas de um investimento, pois é por meio das estratégias criadas por profissionais desta área, que a software house se tornará conhecida no mercado.
Desenvolvimento de softwares personalizados – principais etapas
Agora que você já sabe o que é uma “software house” e o que é preciso para que ela atinja o sucesso, é o momento de conhecer quais são as principais etapas do desenvolvimento de um software. Confira:
- Análise e coleta de dados, em relação aos requisitos que o cliente deseja que sejam implantados;
- Desenvolvimento do projeto, algoritmos e estrutura de funcionamento do aplicativo;
- Definição da linguagem de programação a ser utilizada;
- Integração das partes criadas separadamente em uma única parte e teste dos resultados;
- Lançamento do aplicativo pronto, atualizações e manutenções sempre que necessário.
Considerações finais
Neste artigo foi possível conferir o que é uma “software house”, as etapas do desenvolvimento de um sistema e os principais desafios que as empresas deste ramo podem enfrentar.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em deixar seu comentário!
Conheça nossos serviços acessando nosso site!