Como você mede o crescimento da sua empresa

Independente do seu ramo, sua empresa foi criada com 2 grandes propósitos: crescimento empresarial e gerar lucro para os criadores. 

Embora as corporações vão chamar esses propósitos de nomes como metas, missão e valores, todos esses nomes confluem para especificar o que precisa ser feito e como isso será feito para atingi-los. 

No entanto, no processo de enxergar se a sua empresa está, de fato, em crescimento, é necessário estabelecer um padrão interno de controle, para que isso seja percebido.

Afinal, além de ser possível observar, analisar e melhorar, o crescimento da empresa também é um fator importante de ser relatado para os funcionários, fazendo com que eles se sintam parte desse crescimento.

Então, como começa a medir o crescimento da empresa?

Estabeleça Indicadores para seu crescimento empresarial

Provavelmente você já ouviu falar de KPI, essa é a sigla para “key performance indicator”, ou indicadores chave de performance.

Isso quer dizer que existem indicadores específicos, melhores e mais interessantes para medir qualquer coisa, desde que sejam escolhidos para esse propósito e corretamente.

Ao escolher esses indicadores é possível, inclusive, vislumbrar qual é o caminho que impacta nele e como otimizar.

Por exemplo, para sua empresa é importante ter um alto ticket médio, estabelecendo ele como um KPI, já conseguimos ter ideia de que é necessário realizar ações de vendas que façam com que os clientes comprem valores cada vez mais altos, então, basta decidir como fazer.  

Analise Seu Fluxo De Caixa

Analisar e entender seu fluxo de caixa é uma maneira poderosa de acompanhar o seu crescimento empresarial.

Podemos dizer que um fluxo de caixa positivo, isso é, com entrada e saldo positivo é fundamental para a saúde de qualquer empresa.

Mas, não é tão simples assim.

Por isso, documentar entradas, saídas e estabelecer uma relação saudável e de troca de insights com seu contador, pensando em redução de custos fixos ou negociação de dívidas, por exemplo, é uma forma de desafogar seu caixa e mirar com ainda mais afinco para seu crescimento.

Faça Pesquisa De Mercado

O mercado é capaz de mostrar todas as tendências, tanto de crescimento quanto de queda.

Quer entender se a sua solução é inovadora e tem espaço? Observe o mercado.

Da mesma forma, para produtos ou serviços que já estão rodando, entender quem os oferece, como oferece e tudo mais é fundamental para otimizar seus processos internos e se inspirar em ações.

Peça Ajuda a especialistas para seu crescimento empresarial

Ter um negócio nem sempre vai significar que você consegue ou sabe exatamente como realizar tudo.

É bastante comum em empresas bem pequenas que o dono, inicialmente, faça todas as operações, vendas, marketing, atendimento e até mesmo limpeza.

Mas, conforme a organização cresce, é necessário que cada pessoa ocupe seu lugar de expertise, aproveitando fator humano e otimizando os resultados. 

Dessa forma, caso você não tenha um time de especialistas em determinada área, melhor do que tentar fazer ou deslocar alguém de outra área para tal, buscar mentorias ou soluções pontuais com especialistas podem ser de alta contribuição para seus objetivos.

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