Como usar o marketing de influência a seu favor

Com a evolução do modo de interagir com as marcas e comprar que os consumidores passaram, é notável que as marcas busquem cada vez mais por formas de se conectar com o cliente de maneira mais profunda. Chamamos isso de marketing de influência.

Afinal, podemos perceber que as relações de compra e venda têm acontecido onde existe um compartilhamento de valores sociais, globais e de consumo.

Por isso, ter um “porta-voz” da sua marca, que conversa com seus clientes pode ser uma estratégia interessante para gerar uma base de clientes fiéis.

Esse é o “marketing de influência” e vamos entender um pouco mais sobre ele hoje!

O que é marketing de influência 

O Marketing de Influência é uma forma de conectar os clientes às marcas de maneira mais pessoal, gerando uma audiência mais engajada e definida. 

Dessa forma, existe uma ponte que conecta a empresa ao público, trazendo pessoalidade e conexão.

Para as empresas em formato B2B, o marketing de influência, contribui para criar um “rosto” que representa a marca de alguma forma e se conecta com aqueles que realizam as compras em nome de companhias. 

Já para as empresas B2C, temos a personalização e uma projeção daquilo que o cliente pode se tornar, ao consumir o produto ou serviço.

Como ele pode ser utilizado a favor do seu negócio

Como dito inicialmente, o marketing de influência tem alto valor no momento de consumo que vivemos atualmente, uma vez que a compra é feita após níveis de envolvimento com a marca e compartilhamento de sentimentos e valores importantes para os clientes.

Assim, personalizar isso em alguém que se conecta de maneira verdadeira com o cliente, possibilitando o aumento de base de clientes e geração de compras recorrentes, aumentando ticket médio e LTV.

Fatores importantes para aplicar o marketing de influência na sua empresa 

Para começar a implementar o marketing de influência em sua empresa, é necessário traçar um plano de marketing que te permite determinar objetivos e indicadores para que ele seja mensurado e compreenda se teve ou não resultado.

Portanto, podemos iniciar o processo seguindo os passos:

1. Tenha objetivos

Tenha claro quais são os objetivos de instaurar o marketing de influência em seu negócio, entendendo, e perceba se realmente faz sentido aplicar isso.

Assim, até a escolha de um influencer poderá ser realizada de maneira mais objetiva. 

2. Conheça seu público-alvo

Sem conhecimento profundo de seu público-alvo e persona, seguir com o marketing de influência é praticamente impossível.

Afinal, é necessário que o influenciador tenha as características necessárias para gerar espelhamento e conexão. 

3.Encontre bons influenciadores

Baseado no tópico anterior, busque influenciadores realmente tenham fit com sua marca e com seu público, para que o relacionamento possa ser criado e desenvolvido de maneira orgânica, e sem tentar enganar o público.

Afinal, além de influenciar, estamos criando autoridade de marca. 

4. Mensure resultados

O ponto mais importante da estratégia: ela converte em vendas? 

A partir dos indicadores estabelecidos, realize uma análise se o objetivo central foi atingido e quais foram os outros possíveis ganhos com a estratégia.

A Trixx pode te ajudar com as melhores estratégias do mercado! Confira!