Importância da linha editorial e como criar uma

Produzir conteúdo para marketing digital é uma necessidade cada vez mais latente de marcas e pessoas que vendem produtos ou serviços utilizando a internet. 

No entanto, muitas delas sentem dificuldade em saber o que é importante que o seu cliente saiba, o que deve ser postado, qual conteúdo é, de fato, interessante. 

Para isso, temos uma ferramenta chamada “Linha Editorial” e hoje vamos conhecê-la um pouco melhor!

O que é uma linha editorial

Linha editorial é um termo do jornalismo que pretende definir os temas que serão tratados na pauta, mostrando como o veículo vê o mundo e externaliza para sua audiência.

No mundo digital, a linha editorial é uma forma pensar em conteúdos, segmentá-los e escolher quais desses temas fazem mais sentido em serem trabalhados para atingir e nutrir sua persona.

Pegando o instagram ou blog por exemplo, quais são os conteúdos mais interessantes em serem compartilhados e quais vão de fato sanar uma dúvida da sua audiência?

Como criar uma linha editorial

Criar uma linha editorial pode parecer um grande desafio.

No entanto, buscando as estratégias corretas e tendo foco no seu cliente, é mais fácil segmentar seu conteúdo e, também, produzi-lo de maneira mais fluida.

Para isso, o primeiro passo é entender a sua empresa, marca e produto ou serviço a ser comercializado.

Com esses aspectos em mãos, é importante pensar em quais pontos sua persona teria dúvidas, objeções ou curiosidade durante o processo de compra.

Assim, você já consegue ter uma parte da sua linha editorial estabelecida para produzir conteúdos de vendas e de autoridade.

Agora, temos outros passos importantes para desenvolver em sua linha editorial, acompanhe:

Entenda sua persona

Persona é o seu cliente ideal. Nesse momento você precisa pensar como ela e tentar entender aspectos intrínsecos dela, como por exemplo:

  • quais são as principais vontades e desejos dela;
  • porque ela compraria seu produto;
  • porque ela não compraria ele;
  • como o seu produto pode ajudá-la a alcançar suas vontades e desejos;
  • como ela gosta de conversar;
  • por onde ela gosta de consumir conteúdo e muito mais.

Pensar como ela vai te ajudar a entender como ela quer consumir o que conteúdo e o que ela precisa para tomar uma ação perante ele.

Analise o Mercado

Analisar e entender o mercado é uma premissa do marketing e não seria diferente no marketing de conteúdo.

Olhe para sua concorrência e analise quais são os principais conteúdos postados, quais deles tem maior engajamento, quais não são tão interessantes e quais deles você pode melhorar dentro da sua linha editorial.

Assim, além de não partir do zero, você sai na frente. 

Atente-se às principais dúvidas

Embora tenhamos falado brevemente disso alguns tópicos acima, você precisa estar atento às dúvidas da sua persona. 

Para muitos empresários e marcas, dúvidas simples sobre o funcionamento do produto e modo de usar parecem óbvias.

No entanto, esses são aspectos que podem não estar claros para seu consumidor e você oferecer essas respostas poderá fazer com que ele escolha sua marca.

Além de, claro, evitar possíveis decepções com o produto ou serviço.

Agora você já está preparado para iniciar a estruturação da sua linha editorial e começar a produzir seus conteúdos. Hora de botar a mão na massa!

A Trixx pode te ajudar com isso! Acesse nosso site.