Disney e o marketing
Grandes marcas, têm grandes histórias de sucesso no marketing e, principalmente, estratégias realizadas repetidas vezes através dos anos.
A Disney é um grande exemplar de marca que utiliza diversas estratégias de marketing, com toques de customer centric, gerando encantamento e uma cultura de indicação da marca e parque ao longo de gerações.
Por isso, vamos entender algumas das estratégias que a Disney utiliza para conseguir se manter com um faturamento bilionário e amada por seus clientes.
Encantar
Encantar os clientes é uma especialidade da Disney e não apenas as crianças, mas os adultos também.
O universo mágico de princesas e seres encantados existe em todo parque e é mantido assim para que a magia nunca suma.
Para isso, no subsolo do parque existem lanchonetes e outros espaços onde as pessoas, que se vestem como personagens, possam tirar a fantasia por algum momento, sem que nenhum cliente veja.
Além disso, diariamente todos os postes e possíveis desgastes que o parque tenha sofrido são reparados.
Assim, independente de quando você foi até o parque e tirou uma foto, se foi nos anos 1980 ou 2010, será sempre o mesmo parque, mantendo o encanto e a magia do lugar que nunca muda ou degrada.
Fidelização de Clientes
A Disney utiliza uma estratégia de fidelização de clientes por meio das emoções, afinal, todos os seus filmes são dotados de storytelling que geram identificação dos espectadores com as personagens, e fazem com que os filmes passem a fazer parte da história de vida deles.
Assim, podemos ver pais e mães, indicando filmes que assistiam em sua infância para seus filhos e os levando para ter a experiência Disney.
Outro fator, são os remakes feitos frequentemente, permitindo que os filmes sejam atualizados às tecnologias da época e gerem um buzz durante seus lançamentos.
Faça parte da magia
Além de criar grandes admiradores da marca, a Disney é especialista também em gerar divulgadores.
Uma prova disso são os fãs que amam tanto as histórias, que se inscrevem para trabalhar nos parques por algumas temporadas.
Assim, a Disney permite que todos aqueles que queiram, entendam como funciona a magia no âmbito mais profundo e sintam-se parte ativa dela.
Como consequência, esses fãs se tornam indicadores ainda mais potentes que agora têm uma história muito mais profunda para compartilhar com todos.
Branding + Clientes = Sucesso da Disney
Se pudermos resumir o sucesso do marketing da Disney, estamos falando de gerar um universo de marca com consistência, irreverência e manutenção minuciosa dela ao longo do tempo.
Junto com isso, temos uma cultura de cliente no centro, fazendo com que não existam experiências ruins, difíceis ou que não sejam sobrepostas pelas boas experiências vividas no parque.
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